Nessa semana retomaremos as atividades do Poéticas da Experiência.
Buscando desdobramentos para as leituras e discussões dos textos de Ariella Azoulay, realizadas em 2024/1, teremos a alegria de receber algumas/uns convidadas/os que vão compartilhar conosco seus trabalhos de pesquisa e/ou realização artística, que passam pela retomada crítica e ressignificação de imagens de arquivo.
O primeiro deles será na sexta-feira, dia 04 de outubro às 14h30, na sala 3100 da FAFICH e discutiremos o Projeto Retratistas do Morro, “um projeto de fotografias que manifestam o direito de existir na história.” Contaremos com a presença do curador, pesquisador e artista visual Guilherme Cunha e com a mediação da doutoranda Mariana Falcão.
Mais informações sobre o projeto:
PROGRAMAÇÃO POÉTICAS DA EXPERIÊNCIA 2024/2
Dia 18/10 – Juliana Salles de Siqueira no Poéticas Femininas
Nesta data, a proposta é assistirmos à apresentação de Juliana, pesquisadora de pós-doutorado no PPGCOM/UFMG (sob supervisão de Roberta Veiga), que apresentará no grupo Poéticas Femininas sua pesquisa em torno do tema “teoria, ética e estética da fotografia diante da morte perinatal”.
01/11 – Encontro com Priscila Musa
Fotógrafa e pesquisadora, autora da tese “Quem vê cara não vê ancestralidade: arquivos fotográficos e memórias insurgentes de Belo Horizonte” (2022), desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da UFMG (sob orientação de Renata Marquez).
06/12 – Encontro com Maria Vaz
Artista visual e pesquisadora, doutoranda e mestre em artes visuais pela EBA/UFMG. Trabalha relações entre memória, esquecimento, território e imaginário, através de fabulações críticas e poéticas, interseções entre imagem e palavra e o uso de arquivos públicos e privados.