Poéticas da Experiência

277753173_383041533827602_5593175825488860748_n

TESES E DISSERTAÇÕES

TESES DE DOUTORADO

AUTOR(A)TÍTULOORIENTADOR(A)ANOPDF
Anna Karina Castanheira BartolomeuDe Dentro da Favela: o Fotógrafo, a Máquina e o Outro na CenaCésar Geraldo Guimarães2008
Roberta Oliveira VeigaA Estética do Confinamento: o Dispositivo no Cinema ContemporâneoCésar Geraldo Guimarães2008
Jorge Luiz Cunha Cardoso FilhoPráticas de Escuta do Rock: Experiência Estética, Mediações e Materialidades da ComunicaçãoCésar Geraldo Guimarães2010
Henrique CodatoModulações de Duplo: a Crise do Desejo no Cinema ContemporâneoCésar Geraldo Guimarães2013
Ana Carolina Lima SantosDa Inter-relação Entre Fotodocumentário e Fotomontagem: a Experiência de Pedro Meyer no Projeto "Truths & Fictions"César Geraldo Guimarães2014
Diego Baraldi de LimaO Cineasta na Casa do Outro: Cenas de Hospitalidade no Documentário BrasileiroCésar Geraldo Guimarães2014
Fernanda Ribeiro de SalvoTrês Encenações da Vida Comum no Cinema Brasileiro ContemporâneoCésar Geraldo Guimarães2014
Moacir Francisco de Sant Ana BarrosCaminhada, Canto, Conversação: Mise-en-scène Reversa em Três Filmes do Coletivo Mbyá-guarani de CinemaAndré Guimarães Brasil2014
Carla Ludmila Maia MartinsSob o Risco do Gênero: Clausuras, Rasuras e Afetos de um Cinema com MulheresAndré Guimarães Brasil2015
Clarisse Maria Castro de AlvarengaDa Cena do Contato Ao Inacabamento da História: os Últimos Isolados (1967-1999), Corumbira (1986-2009) e os Arara (1980-)André Guimarães Brasil2017
Cristiane da Silveira LimaMúsica em Cena: à Escuta do Documentário BrasileiroCésar Geraldo Guimarães2015
Kátia Hallak LombardiPoéticas do Vestígio: Fait, as Terras do Fim do Mundo e To FaceCésar Geraldo Guimarães2015
Mariana Souto de Melo SilvaInfiltrados e Invasores – uma Perspectiva Comparada Sobre as Relações de Classe no Cinema BrasileiroCláudia Cardoso Mesquita2016
Júlia Gonçalves Declié FagioliPorque as Imagens Se Põem a Tremer: Montagem e Militância em o Fundo do Ar É Vermelho de Chris MarkerAndré Guimarães Brasil2017
Pedro Cardoso AspahanComposição Musical e Pensamento Cinematográfico: Estética do Serialismo no Cinema de Straub-huilletCésar Geraldo Guimarães2017
Bernard Pêgo BelisárioDesmanchar o Cinema: Pesquisa com Filmes Xavante no Wai´ a RiniAndré Guimarães Brasil2018
Maria Ines Dieuzeide Santos SouzaFicções para o Exílio: as Formas Políticas do Cinema de Elia SuleimanCláudia Cardoso Mesquita2018
Tatiana Hora Alves LimaUtopias de Brasília no cinema: o desvio contra a arquitetura e a históriaCláudia Cardoso Mesquita2019
Victor Ribeiro GuimarãesItinerários da margem, figuras do povo: Aloysio Raulino e o cinema latino-americanoCésar Geraldo Guimarães2019
Vinícius Andrade de OliveiraIntervir na História - Modos de participação das imagens documentais em lutas urbanas no BrasilCláudia Cardoso Mesquita2019
Naára Fontinele dos SantosQuando o cinema se oculta e se expande no coração da desordem - Potências críticas do documentário brasileiro (1960 - 1976)César Geraldo Guimarães2020
Luis Felipe Duarte FloresHarun Farocki e o trabalho com as imagens do mundoCésar Geraldo Guimarães2021
Tomyo Costa ItoA elaboração da memória em Rithy PanhCésar Geraldo Guimarães2021
Leonardo Guimarães Rabelo do AmaralO despertar do sonho: trabalhadores e figurações oníricas no Cinema Moderno BrasileiroCláudia Cardoso Mesquita2021
Gustavo da Rocha JardimA imagem emaranhada: Cinema, educação, territórios e singularidades.Eduardo Antônio de Jesus2023
Hannah Serrat de Souza SantosNo fim da madrugada, fazer de um só mundo, muitos: diante do cinema coabitado de Abderrahmane Sissako.César Geraldo Guimarães2023

DISSERTAÇÕES DE MESTRADO

AUTOR(A)TÍTULOORIENTADOR(A)ANOPDF
Carla Ludmila Maia MartinsLá, do Outro Lado: subjetivação em Dois Filmes de Chantal AkermanCésar Guimarães2008
Pedro Cardoso AspahanEntre a Escuta e a Visão: o Lugar do Espectador na Obra de Robert BressonCésar Guimarães2008
Cristiane da Silveira LimaEntre a Arte e a Barbárie: os Lugares dos Sujeitos Filmados em Três DocumentáriosCésar Guimarães2008
Silvia Cristina de Paiva PereiraEntre a Vida e a Encenação: o Novo Realismo no Cinema IranianoCésar Guimarães2009
Júlia Gonçalves Declié FagioliVideogramas de uma Revolução: o Acontecimento e as Imagens de Arquivo no Cinema DocumentárioCésar Guimarães2011
Ursula de Almeida Rösele Ciccarini NunesO Jogo com a Cena Documentária: um Estudo de Jogo de Cena, de Eduardo CoutinhoCésar Guimarães2011
João Paulo Dumans GuedesStraub e Huillet: Diálogos com PaveseCésar Guimarães2013
Siomara Gomes FariaMemória, Vestígio, Montagem: um Estudo Sobre o Arquivo em "imagens do Mundo e Inscrições de Guerra", de Harun FarockiAndré Brasil2013
Tatiana Hora Alves LimaA Narração da Experiência em News From Home e Lost Book FoundCláudia Mesquita2013
Victor Ribeiro GuimarãesA Intermitência Política do Documentário: Figurações do Hip Hop no Cinema Brasileiro ContemporâneoCésar Guimarães2013
Bárbara Xavier FrançaHamaca Paraguaya: Perda e Trabalho de Luto no Cinema Latino-americano ContemporâneoCláudia Mesquita2014
Bernard Pêgo BelisárioAs Hipermulheres: Cinema e Ritual Entre Mulheres, Homens e EspíritosCláudia Mesquita2014
Carla Alice Apolinário ItalianoSenti Que Me Partia em Mil Pedaços: Aproximações Entre as Escrituras Fílmicas de David Perlov e Jonas MekasAndré Brasil2015
Leonardo Guimarães Rabelo do AmaralO Cinema Ensaístico de Alexander Kluge: Alegorias e Contraescrita da História em a PatriotaCésar Guimarães2015
Carolina Lima CanguçuO Cinema Huni Kuin no “tempo da Cultura”César Guimarães2016
Hannah Serrat de Souza SantosO Canto de um Povo de um Lugar: a Palavra e o Espaço no Cinema de Adirley QueirósCésar Guimarães2017
Luís Fernando Lira Barros Correia de MouraO Risco do Animal: Vocação do Cinema, Expressão dos BichosAndré Brasil2016
Rafael Antônio Motta BoeingExperiências do Sagrado: Fabulações de um Reinado em "A Coroação de uma Rainha"Roberta Veiga2016
Marcelo Miranda da Silva"Isto Vai Acontecer Mais uma Vez, Sim Senhor": A Ficção de Memória e os Rasgos da Experiência Histórica em Cavalo Dinheiro, de Pedro CostaCésar Guimarães2017
Paula de Souza KimoModulações das imagens insurgentes: a variação do antecampo nos atos de disputa políticaRoberta Veiga2017
Pedro Figueiredo VerasDesvios de Olhar: as Aparições de Figurantes no Cinema NovoCláudia Mesquita2017
Cyro Augusto Gomes de AlmeidaCorpo, Luz e Experiência Social no Livro Brasília Teimosa, de Bárbara WagnerAndré Brasil2018
João Paulo Rabêlo de FariasO Que Amas de Verdade Permanece: a Poética da Memória no Cinema de Carlos AdrianoCésar Guimarães2018
Luciano Viegas da SilveiraRealismo Heterocrônico: uma Abordagem Ao Cinema de Apichatpong WeerasethakulAndré Brasil2018
Álvaro Andrade AlvesA liberdade de Vingativa: performance, performatividade e gestoEduardo de Jesus2019
Ana Luiza Rocha de SiqueiraA tarefa do cineasta: a cena da tradução em Stolat, Uma vez entrei num jardim e Kurdish LoverCésar Guimarães2019
Cícero Pedro Leão de Almeida OliveiraO ARTIFICIALISMO TARDIO DE JEAN RENOIR: teatralidade e críticaCláudia Mesquita2019
José Guilherme Cury PansanatoComunidade das imagens: notas sobre uma política do cinema Ye'KwanaAndré Brasil2019
Júlia Barreto BernsteinO cine-maniva do Rio NegroAndré Brasil2019
Letícia Marotta Pedersoli de OliveiraFormas cinematográficas de rememoração da ditadura militar pelas mulheres: uma análise do filme Retratos de IdentificaçãoRoberta Veiga2019
Txai de Almeida FerrazRelatos à beira do fracasso: modulações das escritas de si em quatro curtas-metragens brasileirosCláudia Mesquita2019
Pedro Alves dos Santos NetoMinha amiga Gilza: um filme pelo endereçamentoCésar Guimarães2020
Marina Fonseca GuimarãesImpossibilidades maternas: dispositivo e experiência nas formas de maternidade de “Madonas” e “Julia é a Raposa”Roberta Veiga2020
Fabio Rodrigues da Silva FilhoUm rasgo na imagem: fagulhas para uma pequena história do cinema brasileiro à luz da presença de Grande OteloAndré Brasil2021
Nicole Faria BatistaBEM-VINDAS DE VOLTA: A autodefinição no cinema de Tila Chitunda, Ana Pi, Safira Moreira e Yasmin ThaynáCésar Guimarães2021
Alessandra Pereira BritoA rememoração nas imagens dos quilombosCésar Guimarães2021
Marcos Martins Ribeiro JuniorTerritório, corpo e política na cidade no filme 'Nova Dubai'Eduardo de Jesus2021
Breno Henrique de Almeida RochaCADA LUGAR É A SUA MANEIRA O MUNDO: a produção do espaço no filme TemporadaEduardo de Jesus2021
Aiano Bemfica MineiroFazer imagem, fazer cidade: uma aproximação cartográfica da luta do MLB em Belo Horizonte junto, com e através das imagensCláudia Mesquita2021
Thiago Rodrigues LimaDe Hou para Ozu: o cotidiano entre a história, o quadro e o fluxoRoberta Veiga2021
Pedro Rena TodeschiNa estranha ordem geométrica de tudo: as máquinas do BrasilCésar Guimarães2022
Leonardo MontAlverne CâmaraCinema com o Brejo: experiências de criação com os espaços em processos de formação audiovisual no Maciço de Baturité/CE.André Brasil2022
Rafael de Amorim Albuquerque e MelloO cinema inventando o espaço: ocupações urbanas através de auto-encenações da juventudeCláudia Mesquita2022
Vanessa Cristina Santana de JesusNARRATIVA DO AFETO E ESTÉTICAS DA ANCESTRALIDADE: Presença de mulheres negras e de religiões de matriz africana no filme Café com Canela a partir de encontros de saberes com três terreiros em Belo Horizonte.Eduardo de Jesus2022
Fábio de Carvalho PenidoUsos e efeitos do obsceno na política brasileira contemporânea.Roberta Veiga2022
Josué Victor dos Santos GomesNo rastro de Ikú: uma investigação sobre as imagens da morte em narrativas fílmicas do Cinema Negro BrasileiroMaria Aparecida Moura2023
Larissa Shayanna Ferreira CostaExperimentações documentais feministas: aborto e prostituição na produção audiovisual de mulheres dos anos 1980Cláudia Mesquita2023