Poéticas da Experiência

277753173_383041533827602_5593175825488860748_n

RETROSPECTIVA 2023!

Celebramos aqui, o ano de 2023 no Poéticas da Experiência! 

Recheado de muitas conversas, partilhas, imagens e lanches coletivos, gostaríamos de relembrar as temáticas exploradas e as poéticas e poéticos que guiaram nossos diversos encontros ao longo do ano. Fica aqui registrado o nosso MUITO OBRIGADO! 💗

Still do filme “Cavalo Dinheiro” (2014), de Pedro Costa

No primeiro semestre do ano, exploramos os conceitos e experiências em torno da “cena”, abordada a partir de diferentes perspectivas, métodos e reflexões (Jacques Rancière, Jean Louis Comolli, Saidiya Hartman, Bertolt Brecht e outres). Em articulação com as leituras, também foram propostos exercícios analíticos pautados na “cena” – com a contribuição de poéticas e poéticos do grupo. 

Agradecemos imensamente às poéticas e poéticos que compartilharam suas pesquisas, referências, análises e apresentações: Luiz Coutinho, César Guimarães, Diego Souza, Iakima Delamare, Larissa Costa, Cida Moura, Josué Gomes, Renan Eduardo.

Confira os temas explorados nos encontros:

  • A trajetória de Pedro Costa e a cena em Rancière (com Luiz Coutinho)
  • A cena documentária na perspectiva de Jean-Louis Comolli (com César Guimarães)
  • A cena documental sob três perspectivas (com Diego Souza, Iakima Delamare e Larissa Costa)
  • As imagens do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST)
  • A cena de sujeição e violência em Saidiya Hartman (com Cida Moura, Josué Gomes e Renan Eduardo)
  • A cena de contradição: o modelo de Brecht e o da Cia. do Latão (com Sérgio de Carvalho)

No segundo semestre, decidimos fazer juntes a leitura do livro “VIDAS REBELDES, BELOS EXPERIMENTOS – Histórias íntimas de meninas negras desordeiras, mulheres encrenqueiras e queers radicais”, da escritora estadunidense Saidyia Hartman. Cada encontro foi guiado pela leitura de capítulos específicos, que ao se relacionarem com os interesses e desejos de nossas pesquisas, foram abertos com associações e percepções movidxs por personagens, procedimentos, arquivos, histórias, imagens, conceitos ou outros elementos que nucleiam ou estão presentes nos segmentos do livro.

Agradecemos imensamente às poéticas e poéticos que compartilharam suas pesquisas, referências, análises e apresentações esse semestre: Cláudia Mesquita, Pedro Antuña, Eduardo de Jesus, Sabrina Garcia, Alessandra Brito, Josué Victor, Marcela Lins, Clarice Flores, Giovana Lemos, Mariana Falcão, Thais Alessandra, Nathalia Gomes e Sthael Gomes.

Somos gratos também pela presença das diversas pessoas que estiveram conosco nos encontros durante todo o ano: integrantes do grupo e da linha de pesquisa, alunes de diversos cursos da graduação e pós-graduação, professores parceires e outras. A presença de vocês é muito importante para a vitalidade e a continuidade do grupo!

Convidamos todes para estarem conosco no próximo semestre! Que venha 2024!

Beijos, força e alegria para nós!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *