blog

Exibições da Formação Transversal em Saberes Tradicionais da UFMG

Posted on in blog

A Formação Transversal em Saberes Tradicionais da UFMG apresenta sua produção audiovisual em dois festivais brasileiros durante o mês de dezembro: o 9º Cinecipó e o 9º CachoeiraDoc.

A primeira delas é uma mostra especial integrante do 9º Cinecipó – Festival do Filme Insurgente, na qual é exibida uma parcela significativa das realizações audiovisuais da Formação Transversal.

Desde 2014, no esforço de criar práticas pluri-epistêmicas de ensino e pesquisa, o Programa de Formação Transversal em Saberes Tradicionais da UFMG acolheu dezenas de mestras e mestres das culturas afro-brasileiras, indígenas e populares, que ministram disciplinas oferecidas a todos os cursos de graduação. Em consonância com a atenta escuta que essas disciplinas exigem, o Programa criou diferentes formatos audiovisuais – Videoaulas, Documentários, Retratos e Cantos – que buscam colocar em cena o encontro entre os saberes tradicionais e o conhecimento acadêmico. Todo esse trabalho vem sendo desenvolvido de modo partilhado entre professores, alunos e mestres tradicionais, num esforço metodológico conjunto de aprendizado e realização audiovisual.

Para mais informações, acesse: https://cinecipo.com.br/sessao-especial.html

Além dessa mostra, acontece no CachoeiraDoc – 9º Festival de Documentários de Cachoeira a apresentação do filme “Retrato da Mestra Makota Valdina”, de Cesar Guimarães e Pedro Aspahan, produzido também no âmbito da Formação Transversal. A exibição integra as Sessões Especiais do Festival em homenagem à Makota Valdina.

Como descreve Amaranta Cesar, coordenadora artística do CachoeiraDoc, “a pretexto de nos falar sobre cinema e sua relação com os terreiros, Makota Valdina, professora, militante negra, ambientalista, defensora dos direitos das mulheres e liderança religiosa do Nzo Onimboyá, terreiro de nação angola em Salvador, nos legou essa instrução de sabedoria política, uma lição de vida, numa das sessões do CachoeiraDoc, em sua última realização, datada de setembro de 2017. De lá para cá, o CachoeiraDoc fez uma pausa forçada por dois anos, e em março de 2019, de modo precoce e inesperado, Makota Valdina nos deixou. E aqui estamos, retomando o festival e oferecendo alimento para sua memória, pingando água na terra fértil que ela foi, que ela é. Homenageá-la é a forma que encontramos de nos juntar ao trabalho de fecundação do presente com a força da ancestralidade para garantia de vida. Como diz Conceição Evaristo, o ancestral coloca o novo no mundo”.

Ficha técnica:
Com: Makota Valdina (Terreiro Nzo Onimboyá, Salvador, Bahia)
Direção: César Guimarães e Pedro Aspahan
Produção: Saberes Tradicionais UFMG
Fotografia e Montagem: Pedro Aspahan
Som Direto: Guilherme Brant Drumond
Entrevista: César Guimarães
Agradecimento: Alice Pinto e Junior Pakapyn (Terreiro Nzo Onimboya)

Para mais informações, acesse https://www.cachoeiradoc.com.br/festival/filmes/retrato-da-mestra-makota-valdina-minas-gerais/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *