Roberta Veiga

Endereço do Lattes
http://lattes.cnpq.br/4890490493310121

Mini-bio
Doutora em Comunicação pela UFMG, professora adjunta dos cursos de Comunicação da UFMG, e do PPGCOM. Editora da revista
Devires: Cinema e Humanidades; coordenadora do grupo de pesquisa Poéticas femininas, políticas feministas: a mulher está no cinema (UFMG).

Tem vários artigos publicados sobre cinema e traduziu o livro Nothing Happens: Chantal Akerman’s Hyperrealist
Everyday, de Ivone Margulies, para o português.

Principais Produções
– Por uma política de rememoração: a potência histórica no cinema de experiência pessoal. (na Revista Contracampo, 2017 -UFF) – http://www.contracampo.uff.br/index.php/revista/article/view/865/pdf

– Como insurgir no acontecimento pelas imagens Notas sobre uma modalidade de regime estético. (na Revista Eco-pós, 2017, com Paula Kimo) https://revistas.ufrj.br/index.php/eco_pos/article/view/10688/8739

– Cindir a cena, partilhar o cinema: sobre Bamako, de Abderrahmane Sissako (na Revista Rebeca/SOCINE, 2017) – https://rebeca.socine.org.br/1/article/view/394/230

– Dora e a Luta Histórica Contra os Fascismos: Subversão e Limiar em Retratos de Identificação (no livro HOLANDA, Karla e TEDESCO, Marina. Feminino e Plural: mulheres no cinema brasileiro. SP: Papirus. 2017)

– De Helena para Carmem com afeto: uma, duas, muitas. (no Catálogo Helena Solberg. 2018) – https://issuu.com/filmesdequintal/docs/catalogo_web_pags_soltas

– Privatização da imagem e tutorialização da vida: do youtube ao cinema, do vazio ao político (no livro Lima, Nádia Laguárdia et ali. Corpo e Cultura Digital. Editora Quixote, com lançamento previsto para agosto de 2018)