Pedro Aspahan

Currículo Lattes
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4777530U6

Mini-bio
Pedro Aspahan é doutor em Comunicação Social pela UFMG, com estágio doutoral no Film Studies Department da King’s College London, com o projeto “COMPOSIÇÃO MUSICAL E PENSAMENTO CINEMATOGRÁFICO: Estética do Serialismo no Cinema de Straub-Huillet”, com orientação dos professores César Guimarães no Brasil e Martin Brady no exterior.

Desenvolve pesquisa de Pós-doutorado (PNPD) com o acervo audiovisual do Programa de Formação Transversal em Saberes Tradicionais da UFMG.

É Mestre em Comunicação Social pela UFMG com a dissertação “Entre a escuta e a visão: O lugar do espectador na obra de Robert Bresson.” Especializou-se em Comunicação, Imagens e Culturas Midiáticas e possui graduação em Rádio e TV também pela UFMG.

No campo do cinema, atua principalmente como Diretor, Técnico de Som e Montador, especializando-se no campo do documentário. Com uma formação diversificada, trabalhou com importantes realizadores do cinema brasileiro contemporâneo. Foi premiado em 2009 pelo edital do Governo de Minas Gerais: Filme em Minas, através do qual dirigiu seu primeiro documentário de longametragem sobre a música contemporânea em Belo Horizonte, intitulado: “Matéria de Composição”.

Como professor, atua no curso de cinema da Una, desde 2016 (está atualmente licenciado para fazer o pós-doc) e é professor substituto do curso de Comunicação Social da UFMG desde agosto de 2018. Trabalhou no curso de Pós-Graduação da PUC Minas (IEC), “Processos Criativos em Palavra e Imagem”, no curso de Pós-Graduação da UNA em “Jornalismo Cinematográfico” e na OiKabum!BH, Escola de Arte e Tecnologia. Foi membro da Associação Imagem Comunitária entre 2000 e 2015, atuando em projetos de democratização do acesso aos meios de produção audiovisual às populações jovens de Belo Horizonte, como o Projeto Rede Jovem de Cidadania. É membro da Associação Filmes de Quintal e trabalha na produção do forumdoc.bh – festival do filme documentário e etnográfico de Belo Horizonte, desde 2000. Estudou música da Fundação de Educação Artística entre 1999 e 2007.

Principais Produções
ASPAHAN, Pedro. Composição musical e pensamento cinematográfico: a estética do serialismo no cinema de Straub-Huillet. Belo Horizonte: UFMG, tese de doutorado, 2017. Disponível em: http://www.bibliotecadigital.ufmg.br/dspace/handle/1843/BUOS-AS9FQU

ASPAHAN, Pedro. Entre a escuta e a visão: o lugar do espectador na obra de Robert Bresson. Belo Horizonte: UFMG, dissertação de mestrado, 2008. Disponível em: http://www.bibliotecadigital.ufmg.br/dspace/handle/1843/FAFI-7TPQR3

ASPAHAN, Pedro. Ponto estratégico e serialismo em Von heute auf morgen. DEVIRES (UFMG), 2018. Disponível em: http://www.fafich.ufmg.br/devires/index.php/Devires/article/view/419

Filmografia
Matéria de Composição (The Composing Material – direção, fotografia e montagem – Brasil – 82 minutes – Cor – 2013 – HD – Som 5.1)
www.materiadecomposicao.com

trailer

Territórios de Invenção (direção, fotografia e montagem – Brasil – 86 minutes – Cor – 2017)

TERRITÓRIOS DE INVENÇÃO

trailer

Instalação sonora
Exposição coletiva: “Cartografias Sonoras”, com a obra: “O Homem que Desapareceu ou Vasos Comunicantes”

Cartografias Sonoras

catálogo disponível em: