Maria Ines Dieuzeide Santos Souza

Endereço do Lattes
http://lattes.cnpq.br/1329886287406570

Mini-bio
Maria Ines Dieuzeide atua como pesquisadora e curadora de cinema. É doutora em Comunicação Social pela UFMG, onde defendeu a tese “Ficções para o exílio: as formas políticas do cinema de Elia Suleiman” (2018).

É mestre em Imagem e Som pela UFSCar e graduada em Comunicação Social pela UFES. É uma das curadoras do Cineclube Sorpasso e participou da curadoria de algumas edições do Festcurtas BH. Integra o grupo de pesquisa Poéticas da Experiência e atua na produção e edição da Revista Devires – Cinema e Humanidades, dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação Social e em Antropologia da UFMG.

Principais produções
– Intervenção divina ou a reinvenção pelo cinema. Artigo publicado na revista Imagofagia, v. 17, 2018. http://www.asaeca.org/imagofagia/index.php/imagofagia/article/view/1221

– A cena do conflito, o processo na montagem: reflexões sobre Cinco câmeras quebradas. Artigo publicado na revista Rebeca, v. 6, 2017.https://rebeca.socine.org.br/1/article/view/259

– O que resta do tempo: ficção e política no cinema de Elia Suleiman. Artigo publicado na revista Devires – Cinema e Humanidades, v. 12, n. 1, 2015. https://issuu.com/revistadevires/docs/devires_vol12n1_-_completo

– O documentário performático e a política de uma subjetividade contemporânea. Artigo publicado na revista Estudios sobre las Culturas Contemporáneas. Época II, vol. XVIII, n. 36, México, 2012. http://www.culturascontemporaneas.com/anteriores.php?revista=52&articulo=415&page=3